Nossa História

História da Assembleia de Deus de Santa Maria

O Grande Movimento Pentecostal surgido em várias partes do mundo através de reuniões de oraçõesgammalkyrka, também nasce na Suécia . e o Pastor Gustav Nordlund (batizado no Espirito Santo), inicia seu ministério  a frente da Igreja Pentecostal (Pingstkirkan) na cidade de (Lidköping). A igreja foi constituída em 16 irmãos em 18 de Janeiro de 1919. As primeiras reuniões foram realizadas    Blabandslokalen. Porém logo em seguida  foi adquirido um prédio próprio, localizado na Cidade Velha (Lidköping) tinha o numero 346

Pr. Gustav Nordlund

                                                                                                                                                                                                       A igreja cresceu e já em 1922, enviava seu primeiro missionário o próprio pastor, Gustav Nordlund e sua esposa Hedwig Elizabeth Nordlund. Chegados ao Brasil no ano 1923, tomaram conhecimento das necessidades no extremo sul da nação e logo em seguida começaram a aprender o idioma português. em 12 de abril de 1924, realizam seu primeiro culto em Porto Alegre, capital do Estado do rio Grande do Sul, em 19 de outubro do mesmo ano (1924) com a realização do primeiro batismo , fundam oficialmente a Associação Evangélica Assembleia de Deus.

 Os anos se seguiram e muitas pessoas aderiram á doutrina pregada pelo missionário. Corria o ano de 1927, quando um convite(através de uma carta) da família Barcelos, pastor Gustav viaja de trem (doze horas) de Porto Alegre até o distrito de Arroio do Só (Santa Maria) e mais uma caminhada a pé (aproximadamente uma hora) até a casa da Sra. Guiomar Barcelos, para falar de Jesus e realizar o primeiro culto pentecostal e terras Santa-Marianeses . Esta Senhora recebe a jesus como seu único e suficiente salvador e cede sua propriedade ( em baixo de uma parreira) para realização de cultos .O irmão Noberto Gonçalves Flores, cartão de membro nº1, juntamente com sua esposa Georgina Barcelos fores, também aceitaram a Jesus Cristo , sendo logo em seguida batizada com Espirito Santo. O primeiro batismo foi realizado em uma sanga  aos fundos da propriedade da irmã Guiomar Barcelos, entre estes primeiros crentes estão Osmilda Pires, Rosa Pires, Maria José Pereira Soares e outros.

No ano 1928, converte-se o jovem Leonardo Gonçalves, este fervoroso e cheio do Espírito, o missionário Gustavo Nordlund o instala como primeiro obreiro da igreja no interior de Santa Maria. O irmão Leonardo Gonçalves, Pr. (cartão de membro n°08), que anos depois pastoreou as igrejas em Cacequi entre outras  e por último com vários anos foi pastor de Uruguaiana. O missionário Gustavo Nordlund enviou de Porto Alegre alguns irmãos carpinteiros e pedreiros (voluntários) para a construção da capela que foi inaugurada em 1929, no terreno doado pela irmã Guiomar Barcelos. O irmão José e sua esposa foram a sede do município Santa Maria para falar da salvação em Jesus Cristo, foi assim que José Cândido e a sua esposa Fausta e as irmãs Carolina e Cucha se tornaram crentes, e logo irmão machado cedeu sua casa para realização de cultos. O irmão Aleixo Flores da Silva (Pastor) e seu pai Thomaz aceitaram a Jesus em Arroio do Só e por seu desprendimento em falar do amor de Jesus o missionário o levou como auxiliar para Porto Alegre.

Pr. Paulo Cruz

              Logo que os cultos se oficializam na casa do irmão Machado (Borges de Medeiros), surge a necessidade de um obreiro, para atender o trabalho que já se espalhava em outros distritos de Santa Maria. o missionário Gustavo Nordlund envia de Porto Alegre o irmão Paulo Cruz , onde no dia 21 de fevereiro de 1932 organiza a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Maria, congregação de Porto Alegre.

                 Pr. Leonard Petersen

No ano de 1940 chega para trabalhar junto a igreja o missionário Leonard Petersen Norueguês, logo conquistou a simpatia da crescente igreja. em 1942 foi convocado para integrar o exército norueguês no Canadá, deixando muitos novos convertido ao evangelho em nossa cidade.

Pr. Luiz Neves

 Em 1942 veio o irmão Luiz Neves, um homem dedicado ao estudo da palavra, mas que por necessidade da obra devido a sua expansão, foi transferido pelo missionário Gustavo Nordlund em 1943.

Pr. Orvalino Lemos

No dia 07 de novembro de 1943, o Pastor Orvalino Lemos, oriundo da Região Metropolitana, com uma breve passagem (ano 1942) pela igreja de passo Fundo, é instalado como líder da igreja. Sua dedicação é notória entre muitos irmãos entre nós que são convertidos em sua época , sua dedicação  na edificação espiritual dos crentes através de estudos bíblicos. Em 1955 durante sua gestão a igreja em Santa Maria , recebeu autonomia jurídico-administrativa da nova igreja de Porto Alegre pelas mãos do Missionário Nils Taranger, que ao retorno do Missionário Gustav ficou a frente da  Igreja em todo Rio Grande do Sul, o Pastor Orvalino Lemos permaneceu á frente da Igreja de Santa Maria por exatos 37 anos

Pr. Avelino Maicá da Silveira

No dia 07 de novembro de 1980, através da convenção, chegou a Santa Maria o Pastor Avelino Maicá da Silveira, grande pacificador, e  também um grande ensinador da palavra de Deus, sua gestão foi marcada por um grande desenvolvimento em todo o campo eclesiástico também dando autonomia  jurídico administrativapara Criação de outros campos eclesiásticos. permaneceu com êito em sua atividades até ser transferido, foram nove anos de grandes vitória para a igreja.

Pr. Elói Rocha de Andrade No dia 21 de dezembro de 1989, através da convenção, é empossado como pastor da Igreja o Pastor Elói  Rocha de Andrade, em sua gestão inúmeras igrejas foram construídas  e remodeladas, o que iclui o Templo Matriz(obra inciada pelo pastor Maíca), aquisição do prédio administrativo, muitos foram feitos os feitos notável Pastor Eloi que estão em meória, a pós sua promoção as mansões celestiais o dia 15 de maio de 2008.

No dia 25 de maio de 2008, também através da convenção, acontece a posse do Pastor João Oliveira de Souza, nascido em Porto Alegre e desde sua infância seus pais o conduziram nos cSC.12.14.90056-q_webaminhos do Senhor.Com dinamismo e dedicação exerceu várias funções da Ad em porto Alegre até que foi enviado(1994) como presidente á igreja de Viamão. Dois anos mais tarde(1996), foi empossado na Igreja em Passo Fundo, realizando grandes projetos naquela igreja, onde permaneceu até 2008 onde foi transferido para Santa Maria. Aqui tornou-se notável pela sua administração com extrema  eficiência, organização e zelo, reconstruindo templo, adquirindo bens. Onde Deus manifestou-se grandemente com poder, muitos novos membros batizados e durante 7 anos o Senhor foi com o seu servo.

No dia 07 de junho de 2015, a CIEPADERGS( Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul) empossou na Assembleia de Deus em Santa Maria, o Pr Domingos Floreni Lamberty, nascido em São Francisco de Assis  converteu-se ao evangelho de Jesus Cristo, batizando-se nas águas em 10 de dezembro do ano de 1972, já na cidade de São Luiz Gonzaga RS. Seis meses depois foi transferido para o estado do Amazonas para servir o Exército Brasileiro, onde começou o trabalho na obra de Deus na cidade de Palmeira do Javari- AM, permanecendo por mais de dois anos e fundando a obra de Deus naquela lugar. Nesta cidade construiu o primeiro templo evangélico, no ano de 1974. Depois foi transferido a cidade de Santiago onde cooperou com o trabalho da obra do Senhor naquela cidade como primeiro Tesoureiro e Líder da Juventude. Nesta oportunidade foi ordenado ao Presbitério em Maio de 1976. Novamente transferido, no ano de 1980, agora para o estado do Rio de Janeiro,trabalhou em muitas frentes de trabalho na Igreja daquela localidade, especialmente como Superintendente da EBD e dirigente do Setor de Curicica. Permaneceu por seis anos, onde neste período formou-se no curso de Bacharel em Teologia no ano de 1984, no IBP, em 1986. Foi quando retornou a cidade de Santiago e por mais dez anos ombreou a causa do mestre junto ao Pr Almerindo Mello da Costa e Almarino Mello da Costa, como Vice Presidente daquela Igreja, sendo ordenado ao ministério Pastoral em Outubro de 1986. Já na reserva do Exército Brasileiro em 1996 foi convocado para trabalhar na Igreja de Canudos-NH, como Vice Presidente daquela Igreja por aproximadamente dois anos. Já em 1998 assumiu seu primeiro campo em Santana da Boa Vista onde permaneceu até 1999. Após pastoreou a Igreja em Boa Vista do Buricá até 2004 quando retornou a cidade de Santiago, com o objetivo de cuidar melhor de 4 cidades de um campo missionário que estava sob sua responsabilidade na Serra Gaucha. Na data de  01-12-2005 foi empossado pela Convenção na cidade de Bento Gonçalves, onde permaneceu por mais de nove anos realizando um notável e relevante trabalho, na Igreja Assembleia de Deus naquela Região que teve um grande crescimento espiritual e material, tendo conseguido, juntamente com aquela Igreja, fazer uma ampliação do templo, o qual se encontrava fechado há mais de dois anos, com o devido isolamento acústico e construído e adquirido outras propriedades para a Igreja.